Divulgada programação da Festa da Conceição

Uma das novidades é a mudança de local da saída do Círio das Crianças, que sempre ocorreu na Igreja São Raimundo Nonato. Segundo o bispo Dom Flávio, este ano o Círio das Crianças sairá da Igreja Nossa Senhora Aparecida, devido o Ano Mariano. Há outra novidade para este ano, o resgate da Romaria Fluvial, que há 22 anos não acontecia, e que será realizada no dia 25 de novembro. A Diocese de Santarém celebra este ano o Círio de n° 99, que terminará no dia 10 de dezembro.

Imprimir

Gilberto Dinely, Dom Flávio Giovenale e o pároco Walter Imbiriba (Foto Aritana Aguiar)

SANTARÉM -  Os coordenadores da Festa de Nossa Senhora da Conceição divulgaram no último dia 29, a programação oficial do evento para este ano de 2017. A divulgação ocorreu em entrevista coletiva com a presença do bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, do pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, padre Walter Imbiriba, e do coordenador da Comissão do Círio e Berlinda, Gilberto Dinely.

Uma das novidades é a mudança de local da saída do Círio das Crianças, que sempre ocorreu na Igreja São Raimundo Nonato. Segundo o bispo Dom Flávio, este ano o Círio das Crianças sairá da Igreja Nossa Senhora Aparecida, devido o Ano Mariano:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil instituiu o Ano Nacional Mariano para celebrar os 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nós temos a Igreja de Aparecida na zona central, e este ano em acordo com a Igreja de São Raimundo, decidimos passar para lá [Igreja de Aparecida] o inicio do Círio das Crianças, lembrando os 300 anos de encontro da imagem”.

Outra novidade anunciada pela coordenação é que a festividade terminará dia 10 de dezembro, e não no dia 8 como de costume. No último dia será o lançamento do Centenário do Círio de Nossa Senhora da Conceição. O pároco da Catedral, Padre Walter, ressaltou que a intenção é fazer uma festa marcante: “A nossa ideia é que em janeiro de 2018 comece nossa programação voltada para o Círio 100. Neste ano estamos fazendo um pré-ensaio, aonde todo dia 8 de cada mês realizamos um momento mariano. Será o ano todo de programação voltado para o Círio 100”.

NOVIDADES Há outra novidade para este ano, o retorno da Romaria Fluvial. Segundo o coordenador da Comissão do Círio e Berlinda, Gilberto Dinely, esse é um momento muito aguardo. “Há 22 anos que foi realizada a última romaria fluvial. É importante fazer esse resgate. Ela vai acontecer no dia 25 de novembro, antes do translado do círio”.

Ontem, domingo (1°) acontece a apresentação do Cartaz do Círio 2017. A divulgação ocorreu durante a Santa Missa no elevado da Praça da Matriz. Este ano a Diocese de Santarém festeja o Círio de número 99, que ocorrerá dia 26 de novembro, saindo da Igreja São Sebastião encerrando na Praça da Matriz. A festa destaca o tema “Maria, serva e missionária!” (Pascom/Diocese de Santarém)

 

 

 

Leia também:
Óbidos prepara vasta programação para…
Feira gastronômica vai encerrar Iª Semana…
Pró-Saúde abre vagas para seis cargos
Corante natural a base de açaí beneficia…
Açaí teve maior valor de produção na extração…
Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *