Alunos e pesquisadores com a biociências

Na 1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências celebra a criação do mestrado em biociências da Ufopa, é mais uma ação de estímulo à cultura científica antes mesmo do ingresso na universidade. Em Oriximiná, há cinco anos o incentivo à descoberta de talentos para a ciência e o despertar do pensamento científico em alunos da rede pública de ensino vêm ocorrendo por meio do projeto PAI – Programa de Ação Interdisciplinar.

Imprimir

ORIXIMINÁ – Jovens da rede pública de ensino e pesquisadores de todo o país, estão reunidos até hoje, sábado, dia 16, no Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta cidade na 1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências.

O evento, que também celebra a criação do mestrado em biociências da Ufopa, é mais uma ação de estímulo à cultura científica antes mesmo do ingresso na universidade. Professores da Ufopa proferem palestras e participam da mesa-redonda, onde é possível observar que a participação aumenta a capacidade crítica e a oralidade dos alunos.

Em Oriximiná, há cinco anos o incentivo à descoberta de talentos para a ciência e o despertar do pensamento científico em alunos da rede pública de ensino vêm ocorrendo por meio do projeto PAI – Programa de Ação Interdisciplinar. É por meio dele, que cerca de 780 bolsistas já viveram a experiência de desenvolver projetos de pesquisas em Biociências. Graças às atividades do programa foi possível vislumbrar o mestrado em biociências, recentemente aprovado pela Capes.

“Nosso mestrado nasceu de um projeto ousado, que é propor uma educação científica fazendo uma interface entre a universidade e a escola base. Isso já vem ocorrendo aqui em Oriximiná por meio do PAI, mas no mestrado em biociências esse trabalho de integração vai continuar, com encontros aos sábados. Com isso estamos tentando sanar um dos grandes problemas da ciência brasileira, que é preparar este pesquisador também para a sala de aula e também dar precocidade à formação científica”, explica Domingos Diniz, diretor do Campus da Ufopa em Oriximiná e também coordenador do Programa de Pós-graduação em Biociências da Ufopa.

Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *