Avião não tripulado vai fiscalizar garimpos

O primeiro avião não tripulado do Pará, adquirido pela Seicom (Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração), fará seu primeiro voo teste operacional na sexta, dia 15. O Vant (veículo aéreo não tripulado) será utilizado para fazer fiscalização mineral em todo o estado. O Vant tem câmeras de alta definição, que também captam imagens em infravermelho, e serve para mapear as atividades das minas. O equipamento permitirá a realização de um cálculo volumétrico que indicará a quantidade exata do que está sendo retirado das minas mensalmente, além de quantificar o volume de minérios estocado.

Imprimir

O Vant tem câmeras de alta definição, que também captam imagens em infravermelho

BELÉM – Na sexta, dia 15, o primeiro avião não tripulado do Pará, adquirido pela Seicom (Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração), fará seu primeiro voo teste operacional.

O Vant (veículo aéreo não tripulado) será utilizado para fazer fiscalização mineral em todo o estado. Conhecido como Vant ou drone, foi comprado de uma empresa de São Paulo ao custo de R$ 307 mil para combater o garimpo clandestino.

O Vant tem câmeras de alta definição, que também captam imagens em infravermelho, e serve para mapear as atividades das minas.

O equipamento permitirá a realização de um cálculo volumétrico que indicará a quantidade exata do que está sendo retirado das minas mensalmente, além de quantificar o volume de minérios estocado.

Esta é uma ação pioneira.

Segundo a fabricante, será a primeira vez que o Vant irá realizar fiscalização mineral no país.

“Com esse diagnóstico feito, poderemos saber exatamente os tipos de metais extraídos e suas concentrações. O Pará está à frente de um projeto pioneiro, que poderá servir de referência para todo o país”, destaca Helder Abdon Gaspar. (Agência Pará)

 

 

Leia também:
Caminhões para região de Belo Monte
Abertas inscrições ao projeto ABC da Energia
Autorizada elaboração de estudos de ferrovias
Mestrado em Matemática na Ufopa
Circuito Unimed Saudável promete novidades
Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *