Santarém campeã nos Jogos Abertos do Pará

Santarém foi a grande campeã da Regional Baixo Amazonas dos X Jogos Abertos do Pará (Joapa), que teve sua terceira etapa realizada na cidade de Oriximiná. O município, que também veio com a maior delegação, terminou a competição com 53 pontos e levou para casa o Troféu Eficiência. Os campeões estão classificados para a fase estadual da competição, que tem previsão para ser realizada em novembro.

Imprimir

Parte da delegação santarena que sagrou-se campeã do Joapa

ORIXIMINÁ –  Santarém foi a grande campeã da Regional Baixo Amazonas dos X Jogos Abertos do Pará (Joapa), que teve sua terceira etapa realizada na cidade de Oriximiná.

O município, que também veio com a maior delegação, terminou a competição com 53 pontos e levou para casa o Troféu Eficiência. Esta regional foi, até o momento, a que mais agregou participantes. No total, foram cerca de 800 inscritos, que disputaram seis modalidades.

Os campeões estão classificados para a fase estadual da competição, que tem previsão para ser realizada em novembro. ”É muito importante o governo incentivar o esporte e se conquistamos esse troféu foi pelo apoio que recebemos. O Joapa ajuda a construir os sonhos desses atletas, ajuda a manter uma vida saudável”, destacou José Lira, coordenador de Esporte de Santarém.

No sábado, 16, dia das disputas finais, mais de mil pessoas estiveram no Ginásio Municipal Poliesportivo, que ficou pequeno para receber a torcida. A cada ponto ou gol, o ginásio vibrava com a garra que era mostrada pelos atletas. Essa foi a primeira vez que Oriximiná recebeu os Jogos, sendo o terceiro município do oeste paraense a se tornar sede, juntamente com Santarém e Alenquer, que sediaram regionais em edições passadas.

No basquete a equipe de Santarém derrotou Oriximiná na final

“O legado que o Joapa vai deixar é o exemplo para os jovens da nossa região. O esporte muda vidas e auxilia na formação do cidadão. O evento possui o lado social muito forte. Sediar essa competição vai ser um marco para o município. Estamos muito gratos”, ressaltou Mauro Coutinho, secretário de Esporte e Lazer de Oriximiná.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) já levou a 10ª edição do Joapa a Portel, Soure e Oriximiná. Mãe do Rio será o próximo município a sediar a competição, de 18 a 22 de outubro. Já Capanema será sede da Regional Rio Caeté, no período 25 a 29 de outubro. A Regional Baixo Tocantins, que será em Abaetetuba, está prevista para 26 a 30 de outubro. O sudeste paraense receberá o evento no período de 6 a 10 de novembro e terá como sede o município de Conceição do Araguaia.

“Essa grande competição é uma forma de todo o Pará mostrar a qualidade do esporte. O evento é uma união de forças das prefeituras, chefes de delegações, atletas e estado. A cada Regional aprendemos com a necessidade e peculiaridade das regiões. Ainda há muito a ser feito, a cada edição buscamos sempre atender da melhor forma a todos”, ratificou Renilce Nicodemos, titular da Seel.

Confira os resultados das finais da Baixo Amazonas

Basquete (masculino) – Santarém 44 x 34 Oriximiná
Futsal (feminino) – Alenquer 3 x 1 Monte Alegre
Futsal (masculino) – Santarém 3 x 1 Alenquer
Futebol de areia (feminino) – Alenquer 1 x 0 Santarém
Futebol de areia (masculino) – Curuá 4 x 3 Prainha
Handebol (feminino) – Santarém 17 x 8 Oriximiná
Handebol (masculino) – Itaituba 13 x 11 Óbidos
Vôlei (feminino) – Juruti 3 x 0 Oriximiná
Vôlei (masculino) – Oriximiná 3 x 0 Santarém
Tênis de mesa individual (feminino e masculino) – 1º Santarém

(Secom)

 

 

 

Leia também:
Busca dos mastros abre festa do Çairé 2017
MPF quer fim de mineração ilegal em N. Progresso
Bertolini contrata empresa para fazer resgate…
MP’s pedem à Justiça resgate urgente das…
HRBA abre vagas para enfermeiro e técnico de …
Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *