Coletivo Periscópio faz programação para festejar Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial marca a data 19 de agosto de 1939, quando a invenção da fotografia foi anunciada oficialmente na Academia Francesa de Ciências, pelo francês Louis Daguerre. A programação inicia na sexta-feira, 19, no trapiche do Terminal Turístico, a partir das 16h. No local estarão objetos óticos, incluindo uma grande “câmera escura”, que permite compreender o modo de formação da imagem dentro das câmeras fotográficas.

Imprimir

Na sexta, a partir das 19h30, o Coletivo se junta ao Fotoclube Santarém e monta foto-varal na praça Tiradentes

SANTARÉM -  O Dia Mundial da Fotografia, comemorado no próximo dia 19, terá programação em Santarém promovida pelo Coletivo Periscópio. De sexta (19) até domingo (21) teremos câmera escura na orla da cidade, fotovaral, saída fotográfica e produção de imagens no Mercadão 2000 e exibição de documentários em Alter do Chão.

O Coletivo Periscópio é composto pelos fotógrafos Clodoaldo Correa, Lila Bemerguy, Tamara Saré e Tiago Silveira. A programação é aberta a todos os fotógrafos, amadores e profissionais e aos admiradores da arte da imagem. Por meio dessa atividade, o Coletivo Periscópio quer promover o encontro em torno da arte e do amor pela fotografia.

A programação inicia na sexta-feira, 19, no trapiche do Terminal Turístico, a partir das 16h. No local estarão objetos óticos, incluindo uma grande “câmera escura”, que permite compreender o modo de formação da imagem dentro das câmeras fotográficas.

Também haverá vivência com o periscópio, que dá nome ao coletivo. Ainda na sexta, a partir das 19h30, o Coletivo se junta ao Fotoclube Santarém e monta foto-varal na praça Tiradentes, resultado da oficina de fotografia promovida em maio deste ano.

No sábado, 20, o ponto de encontro é o Mercadão 2000, a partir das 8h. “Convidamos todos os fotógrafos profissionais e amadores, para participar”, reforça Lila. Os participantes sairão para fotografar no mercado e entorno, com uso de câmeras ou outros aparelhos. Também será montado um local especial para fotografar os vendedores do mercado que desejarem ter um retrato.

No domingo, 21, a programação é em Alter do Chão, às 19 horas, em parceria com o Cine Alter. Serão exibidos dois episódios da minissérie “Caçadores da Alma”, do cineasta Silvio Tendler, que traz imagens e depoimentos de fotógrafos brasileiros e seus olhares sobre o mundo e a fotografia. Serão exibidos os episódios “Paisagens Humanas” e “Fotojornalismo- os riscos da profissão”.

O Dia Mundial marca a data 19 de agosto de 1939, quando a invenção da fotografia foi anunciada oficialmente na Academia Francesa de Ciências, pelo francês Louis Daguerre. Embora a fixação da imagem já tivesse sido conseguida pelo francês Joseph Niépce, foi Daguerre o inventor do “daguerreótipo”, aparelho precursor das câmeras fotográficas, que usava placas de vidro para imprimir uma única imagem. (Com informações de Lila Bemerguy)

 

 

 

 

Leia também:
Regulação do transporte de passageiros para…
Romaria aporta neste sábado em Santarém
Feira Agropecuária encerra no domingo
MP cobra melhorias em saneamento e…
Circuito Cultural MRN traz informação e…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *