Cantora lírica santarena vai cursar mestrado em canto na Alemanha

Natural de Santarém e residente em São Paulo, a soprano Ana Carolina de Medeiros Coutinho iniciou seus estudos musicais aos 12 anos, na Universidade Livre de Música (atual EMESP), aprendendo o violino. Na mesma época, entrou no Coro Infantil da OSESP. Sua carreira internacional começou em 2014, quando foi selecionada para participar do Chorakademie Lübeck, tradicional festival de canto da Alemanha. Participou deste festival por dois anos e, em 2016, foi aprovada e participará do Bach Cantatas Academy Weimar, outro importante festival na Alemanha. Atualmente integra o Coro Acadêmico da Osesp e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

Imprimir

A cantora lírica Ana Carolina Coutinho

SANTARÉM – A cantora lírica santarena Ana Carolina Coutinho foi aprovada para cursar o Mestrado em Canto na Hochschule für Musik und Theater Hamburg (Universidade de Música e Teatro de Hamburg), na Alemanha.

Natural de Santarém e residente em São Paulo, a soprano Ana Carolina de Medeiros Coutinho iniciou seus estudos musicais aos 12 anos, na Universidade Livre de Música (atual EMESP), aprendendo o violino. Na mesma época, entrou no Coro Infantil da OSESP.
Em 2012 foi aprovada no curso de Bacharelado em Canto na UNESP, dando início, assim, a sua carreira de cantora. Neste período, Ana Carolina integrou o Coral Jovem do Estado de São Paulo, assim como participou de diversas montagens de óperas, como Dido e Enéas, de Purcell; La Serva Padrona, de Pergolesi; O Telefone e A Solteirona e o Ladrão, de Menotti.
Sua carreira internacional começou em 2014, quando foi selecionada para participar do Chorakademie Lübeck, tradicional festival de canto da Alemanha. Participou deste festival por dois anos e, em 2016, foi aprovada e participará do Bach Cantatas Academy Weimar, outro importante festival na Alemanha. Atualmente integra o Coro Acadêmico da Osesp e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro.
A Hochschule für Musik und Theater Hamburg é uma das mais tradicionais escolas de música da Alemanha, contando com mais de 1200 alunos (dados de 2012) e um corpo docente internacional do mais alto nível. Para ser conseguir uma das pouquíssimas vagas na universidade, Ana Carolina teve de passar por um exigente processo seletivo que contava com duas fases.
Na primeira fase, a brasileira concorreu com mais de 50 cantores vindos de todas as partes do mundo, foi aprovada para a segunda fase, concorrendo com 15 cantores de nível mundial. Ana Carolina conseguiu o segundo lugar geral na audição e em outubro iniciará seu Mestrado em Canto sob a tutela do professor Mark Tucker.
Como o custo de vida na Alemanha é bastante alto, para ajudar a custear os estudos Ana Carolina lançou uma campanha de financiamento coletivo pelo site Vakinha.com. Mais informações sobre a carreira de Ana Carolina, sobre a Hochschule für Musik und Theater Hamburg e sobre como contribuir com campanha podem ser encontradas no link:  vakinha.com.br/vaquinha/aninha-em-hamburg
Leia também:
Imprimir

Deixe um comentário

Current month ye@r day *