Desorganização marca Carnaval na cidade

Há 18 anos como porta estandarte da Pulga, Zaira Sardinha, comemorou o resultado positivo, mas revela decepção quanto à organização do evento. “Houve muita desorganização, principalmente, na noite de sábado – 9 de fevereiro -, porque não tinha segurança suficiente na orla. Várias pessoas estavam com trigo e sprays e acabavam por sujar os brincantes que vestiam fantasias”.

Imprimir

A rainha da bateria do bloca da Fuleragem

Pulga ganha mais um título e provoca protestos

SANTARÉM – Com uma diferença mínima de dois décimos, o Bloco da Pulga sagrou-se mais uma vez campeão do Carnaval de Santarém de 2013 entre os blocos de enredo.

A pontuação de 86,6 pontos garantiu a vitória ao bloco. Em segundo lugar ficou o Cacique da Prainha, com 86,4, Unidos de Aparecida 82,5 e Interventoria com 67,1 pontos.

Porém, a vitória da Pulga foi questionada pelos representantes dos blocos Cacique da Prainha e Unidos de Aparecida, que alegaram o descumprimento de um dos quesitos. A comissão de frente da Pulga ultrapassava o número máximo 15 pessoas. Questionada sobre a reclamação, a Associação Santarena de Agremiações Carnavalescas (ASAC), reafirmou a vitória da Pulga.

 

DESORGANIZAÇÃO Há 18 anos como porta estandarte da Pulga, Zaira Sardinha, comemorou o resultado positivo, mas revela decepção quanto à organização do evento. “Houve muita desorganização, principalmente, na noite de sábado – 9 de fevereiro -, porque não tinha segurança suficiente na orla. Várias pessoas estavam com trigo e sprays e acabavam por sujar os brincantes que vestiam fantasias”.

Ela conta também que na área em que os blocos se concentravam para esperar a sua vez de desfilar, as pessoas que foram para assistir os desfiles não davam passagem e causavam tumulto aos blocos. “Não havia policiamento suficiente e se notava claramente a presença de gangues por lá gerando ainda mais a sensação de insegurança. Apenas na área onde estavam os jurados e foram montadas as arquibancadas estava tranquilo. Isto realmente precisa mudar para ano que vem”, desabafa a porta estandarte.

 

ALTER O carnaval na Vila de Alter do Chão mais uma vez deixou a desejar, por falta de organização.

Não bastasse o trigo usado para jogar nas pessoas, o uso excessivo de bebida alcóolica também contribui para tornar tudo muito mais violento.

Em Alter do Chão, outro problema registrado foi o número enorme de carros com aparelhagens de som potentes que disputavam a atenção dos brincantes com os trios elétricos.

Para os presentes vários ritmos musicais provocam apenas uma barulheira infernal em que nada lembra o verdadeiro carnaval com suas marchinhas e sambas tão característicos.

 

FULERAGEM Sob a batuta de seu fundador Marreta Paixão, o bloco Fuleragem desfilou na quarta, dia 13, pelas ruas de Santarém. Com a filosofia ‘alegria e descontração’ como frisa Marreta, o Fuleragem arrastou quase 200 brincantes pelas ruas do centro da cidade.

Antes da saída do bloco, os foliões se confraternizaram ao redor de uma feijoada regada à cerveja e amizade. Fora do circuito oficial organizado pelo governo, a folia do Fuleragem marcou a despedida do carnaval de Santarém em 2013.

BALANÇO A Polícia Militar divulgou o balanço policial do Carnaval e avaliou como tranquila a festa na cidade e em Alter do Chão.

Segundo a PM foram registradas duas mortes, uma por briga e outra por acidente no trânsito e casos de embriaguez ao volante. A PM fez mais de 1.500 abordagens e deste total 60 veículos foram apreendidos e ainda realizados 80 testes com etilômetro.

Imprimir

6 Comentários para “Desorganização marca Carnaval na cidade”

  1. Marcelo Nascimento disse:

    Só não entendi o porque da foto do BLOCO DOS HERÓIS de 2012 estampado na matéria: “desorganização marca carnaval na cidade”.Em uma rápida análise semiótica pelo leitor (título|imagem), está sendo passada a imagem de que a desorganização está sendo por parte do bloco.

  2. elias júnior disse:

    A diretoria do Bloco dos Heróis repudia a forma como o jornal gazeta quiz ilustrar a matéria sobre a falta de organização do carnaval santareno estampando uma foto de integrantes do Bloco dos Heróis no carnaval de 2012,fizeram uma matéria do carnaval desse ano com foto do ano passado…..O bloco dos Heróis é o segundo ano que sai no carnalter e está em plena ascensão e total organização, fica aqui o repúdio……
    A Diretoria.

    • celivaldo disse:

      A foto era apenas ilustrativa da matéria e do Carnaval, e em momento algum este jornal quis associar o bloco com a desorganização.
      O Editor

      • Lourenço Júnior disse:

        Creio que tenham inúmeras imagens que poderiam ilustra melhor a desorganização do carnaval santareno 2013. Espero que essa “desorganização” seja algo além de uma análise especulativa do jornal. A população santarena que participou das noites de carnaval certamente observaram as falhas que houve no Carnalter e no Carnaval da Orla 2013. E as que preferiram ficar em casa mereciam (para manter a credibilidade do jornal) uma ilustração da desorganização (principalmente dos grandes blocos que disputam títulos) bem melhor do que uma foto de 2012 de um bloco constituído por amigos que queriam e querem apenas se divertir.

  3. Nesta segunda gorda de carnaval (20.02) ‘chupa osso’, quem comanda a folia no carnaval do Mascarado Fobó é o Bloco Unidos do Morro, arrastando mais de cinco mil brincantes nesta tarde de segunda gorda de Carnaval no Estreito do Rio Amazonas; já na terça (21) fechando a Folia do Mascarado Fobó mais famoso da Amazônia, é o tradicional Bloco das Virgens. A cidade está muito agitada e mais de 10 mil pessoas são esperadas para os dois dias de folia na Cidade Presépio da Calha Norte. O Mascarado Fobó arrastou até hoje mais de 15 mil pessoas pelas ladeiras de Óbidos.

  4. Raneen disse:

    Aureocle9sio Menezes de Carvalho disse:Prezado Marcos Santos com relae7e3o a anta no tre2nsito o correto ne3o seria dizer que ela anda entre faaxis ou sf4bre as linhas divisoras das faaxis. Ao meu ver, a faixa e9 limitada por duas listras paralelas e temos que transitar no meio delas, portanto, temos que transitar no meio da faixa ou das faaxis. Adoro a CBN e a oue7o diariamente, principalmente o programa dessa dupla maravilhosa que fazes com o Ronaldo. Parabe9ns a voceas pela programae7e3o. Aceitem um forte abrae7o desse simples admirador.

Deixe um comentário

Current month ye@r day *